Do Vale do São Francisco para a Europa

Que o Vale do São Francisco é um grande exportador de frutas do Brasil para a Europa todo mundo já sabe, mas nesta postagem vou mostrar alguns dados interessantes a respeito do que envolve toda essa operação que é feito pela empresa Cargolux através do Boeing 747-400F no Aeroporto Senador Nilo Coelho.

Cargolux LX-TCV por Paulo Araujo

A pista do Aeroporto de Petrolina conta com 3250 metros de distância e 45 metros de largura, permitindo a operação de aeronaves cargueiras, como o próprio B744 da Cargolux.pnz_pauloaraujoO primeiro B744 da CLX chegou em Petrolina no mês de maio do ano de 2005, mais precisamente no dia 11/05 às 04:30, operando voo experimental semanal, era a aeronave LX-LCV e nesta operação foi embarcado cerca de 30 toneladas de frutas(manga, uva e mamão papaia) e flores tropicais.

Foto de Gilson PereiraAntes disso, as exportações baseavam-se fortemente por meios marítimos, onde o produto chegava ao consumidor final na europa em até 15 dias, já utilizando o transporte aéreo o prazo de entrega cai até para 3 dias. “Tem muita manga que vai para exportação. Nove em cada 10 mangas que o Brasil exporta saem do Vale do São Francisco.” – Cana Rural.

O Vale fechou o ano de 2013 com cerca de 160 mil toneladas de frutas(manga e uva) exportadas. Na alta safra, chega a embarcar em cada operação cerca de 90 toneladas de frutas para o consumidor europeu, sendo que a capacidade máxima de um Boeing 747-400F operado pela Cargolux é de 120 toneladas.

Foto - Canal RuralAté poucos anos atrás, durante toda a operação, era realizado a troca da tripulação da Cargolux em Petrolina, isso não acontece mais, sendo realizado apenas a carga e abastecimento da aeronave.

Em 2013, mais precisamente no dia 25 de outubro, o Aeroporto recebeu mais um cargueiro, era o MD11 de matricula D-ALCB da Lufthansa operando o voo GEC8279. A Lufthansa realizou algumas operações no final do ano, também servindo como meio de exportação das frutas, além dos voos da Cargolux, seu destino final era Frankfurt, mas fazia uma parada em Dakar.

Cargolux LX-TCV por Paulo AraujoA anos atrás, quem imaginava que, no meio do sertão nordestino, uma região localizada no interior entre Pernambuco e Bahia pudesse ser capaz de exportar tamanha quantidade de frutas para o mercado europeu, recebendo em nosso aeroporto aeronaves de empresas como a Cargolux e Lufthansa, ícones quando se trata de transporte de cargas por meios aéreos.

Abaixo, fotos da operação da Cargolux LX-TCV na quarta-feira, dia 02/07/2014.

Fotos originais nos flickrs:
PNZ SPOTTER: https://www.flickr.com/groups/2684201@N21/
Paulo Araujo: https://www.flickr.com/photos/11117239@N08/
Lucas Barbosa: https://www.flickr.com/photos/125857750@N04/
Itamar Maia: https://www.flickr.com/photos/125794808@N06/

Airplane Pictures:
Paulo Araujo (PHAER): http://www.airplane-pictures.net/member-profile.php?p=8889

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