Grande número de exportação de frutas em Petrolina

O Vale do São Francisco (região compreendida entre as margens do Rio São Francisco entre os estados de Minas Gerais, Bahia e Pernambuco) tornou-se uma área bastante rica no que diz respeito à produção de frutas. As áreas circunvizinhas aos centros urbanos das cidades de Juazeiro-BA e Petrolina-PE, antes regiões secas, hoje se tornaram grandes vales verdes. Tudo isso motivado pelos incentivos e diversos tipos de investimentos em irrigação por parte dos governos federais e estaduais.

ponteAs águas do São Francisco são canalizadas com a utilização de bombas, assim percorrendo todos os projetos de irrigação encontrados no Vale. O resultado de todo esse trabalho é a grande produção anual e principalmente o que é exportado para o mercado internacional. Segundo dados levantados pela TV Grande Rio (afiliada Rede Globo em Petrolina-PE) na reportagem realizada pelo Paulo Ricardo Sobral, cerca de 30 mil toneladas de toda a produção colhida na região do Vale do São Francisco tem como destino o mercado internacional, mas somente 10% do que é exportado segue por meio de transporte aéreo. Dando como exemplo o número do que é enviado mensalmente, só no mês de outubro foram transportados cerca de 859 toneladas de frutas para o exterior.

No Vale do São Francisco são produzidos mais de 52 tipos de culturas agrícolas, sendo as principais uva e manga. Atualmente o Aeroporto Senador Nilo Coelho recebe a cada semana 2 voos da empresa Cargolux, um voo regular que transporta a produção diretamente para a Europa(Luxemburgo) e um voo extra, devido a alta safra, que tem como destino o país africano Gana.

Ainda segundo dados da TV Grande Rio, apenas 10 produtores da região utilizam do transporte aéreo para escoarem suas frutas, resultando em um número médio de 50 voos cargueiros por ano em Petrolina. O produtor Mario Otsuka, entrevistado na reportagem, informa que está utilizando este meio de transporte para exportar cerca de 1800 toneladas de frutas, das 4800 toneladas exportadas neste ano de 2014. “Recebemos um feedback muito bom porque você atende um nicho de mercado em que o consumidor paga mais por essa fruta, porém com uma qualidade superior” – Mario Otsuka.

No período da alta urlsafra do ano de 2013, os exportadores puderam contar com os voos operados pela empresa cargueira alemã Lufthansa, sendo realizados através da aeronave MD11 durante o segundo semestre daquele ano. Neste ano de 2014 apenas a Cargolux está realizando o transporte, assim como também houve um aumento de 16% no volume exportado se comparado ao ano anterior.

Rodrigo Siebra, Superintendente da Infraero em Petrolina, explica um pouco da responsabilidade e da atividade acometida à empresa estatal com relação ao transporte aéreo de cargas em Petrolina: “Desde a chegada ao nosso terminal de carga, até o armazenamento e o embarque até a aeronave, elas são seguidas de todos os requisitos de segurança que são parametrizados tanto pela Receita Federal, quanto pelo Ministério da Agricultura e seguimos sim todos os requisitos de segurança”.

O Superintendente ainda informa sobre a estrutura encontrada no terminal de cargas do Aeroporto Senador Nilo Coelho: “O nosso terminal tem uma das maiores infraestruturas em termos de câmara frigorífica na rede Infraero, para atender especificamente a produção do Vale do São Francisco, aqui em Petrolina“.

Link para reportagem original
Video 1: http://g1.globo.com/pe/petrolina-regiao/grtv-1edicao/videos/t/edicoes/v/e-grande-a-movimentacao-no-setor-de-cargas-do-aeroporto-internacional-senador-nilo-coelho/3791346/

Video 2: http://g1.globo.com/pe/petrolina-regiao/grtv-2edicao/videos/t/edicoes/v/exportacao-de-frutas-movimenta-aeroporto-nilo-coelho/3792370/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s