Boeing 737-200 VASP PP-SMB é transportado pelo Nordeste

PP-SMB VASP em Teresina. Foto:  TMA Teresina

PP-SMB VASP em Teresina. Foto: TMA Teresina

Boeing 737 da VASP é visto sendo transportado em uma carreta entre as cidades de Teresina-PI, Petrolina-PE, Juazeiro e Capim Grosso na Bahia. Internautas flagraram o transporte nada comum entre essas cidades e registraram fotos do momento.

O avião visto sendo transportado era um Boeing 737-200 CARGO, operado pela VASPEX, que era subsidiária da VASP para transporte de cargas, possuía matrícula PP-SMB, porém, antes de realizar operações de carga, o PP-SMB servia para operações de transporte de passageiros, no qual serviu para este fim durante 22 anos. Em 1991 o PP-SMB foi convertido para aeronave cargueira e assim voou por mais 14 anos, totalizando 36 anos de operação.

PP-SMB VASP em Campim Grosso. Foto:  Cássio Froids

PP-SMB VASP em Capim Grosso. Foto: Cássio Froids

O PP-SMB foi um dos 4 primeiros 737 a operar na América Latina, chegando no Aeroporto de Congonhas no dia 18 de Julho de 1969, juntamente com os outros 737 de matrículas PP-SMA, PP-SMC e PP-SMD. Seu último pouso foi no dia 04/02/2005 no Aeroporto de Manaus, alguns dias após a VASP encerrar definitivamente suas operações(27/01/2005) e por lá ficou até a sua retirada neste ano.

PP-SMB em Manaus. Por: Renan Breternitz

Os aviões da VASP que estavam parados em diversos Aeroportos do Brasil foram leiloados e seus destinos são diversos, desde a reciclagem de seus componentes como o alumínio, a reforma da aeronave garantindo a originalidade e preservando a identidade da VASP e também a utilização das aeronaves como restaurantes e empreendimentos relacionados.

Segundo informações recebidas pelo nosso blog, o avião estaria sendo transportado para Salvador, onde lá passaria por uma reforma completa e seria devolvido ao comprador para sua utilização ao fim que foi destinado.

PP-SMB VASP em Juazeiro/BA. Foto: Marcio Sérgio - ATCBSB

PP-SMB VASP em Juazeiro/BA. Foto: Marcio Sérgio – ATCBSB

Em Dezembro de 2014, a Folha de São Paulo publicou uma matéria no qual falava sobre o leilão das aeronaves da VASP e citava que um empresário de Petrolina teria arrematado um exemplar. A reportagem ainda falava que o avião deverá ficar exposto ao lado de bar/restaurante em algum ponto da cidade. Mais fotos:

 Fonte: Manaus Spotting Team; Folha de São Paulo; ATCBSB Escuta Aérea BrasíliaTMA Teresina

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s