[ÁUDIO] – Piloto da Gol acusa laser na cabine vindo de Juazeiro.

Foto ilustrativa

Na última terça-feira(14/07), a tripulação do voo GOL1288 que fazia o voo entre Guarulhos, Recife e Petrolina foi surpreendida com a presença de laser vindo de Juazeiro-BA sendo apontado para a cabine do avião.

O PR-GXT, Boeing 738 da Gol Linhas Aéreas, estava a menos de 5 minutos do pouso no Aeroporto Senador Nilo Coelho – Petrolina, durante os procedimentos de aproximação, quando o comandante foi surpreendido com a incidência de laser do lado esquerdo da cabine de comando. “Petrolina, Gol1288, Só para informação um pouquinho antes do nosso bloqueio, tinha alguém jogando, apontando laser vindo de Juazeiro… foi bem próximo a ponte que liga Petrolina a Juazeiro“, informou o Comandante à Estação Rádio do Aeroporto de Petrolina.

A presença da luz do laser sendo apontada para a cabine chega a gerar ofuscamento da visão de ambos os pilotos que estão no comando da aeronave, além de distração, podendo gerar alguns segundos de cegueira com consequências que podem levar até a um acidente aéreo como a queda da aeronave por estar incontrolável devido a falta de acionamento e manuseio dos equipamentos a bordo.

Ainda em comunicação com a Estação Rádio do Aeroporto de Petrolina, o piloto informa: “É, realmente atrapalha um pouquinho, como não pegou de frente acabou não atrapalhando a trajetória, mas realmente atrapalha”. Ele ainda informa “distração e ofuscamento” e a cor verde do laser.

A ação de apontar uma caneta de raio laser verde para um avião pode ser enquadrada como CRIME de atentado contra a segurança do transporte aéreo, previsto no artigo 261 do Código Penal Brasileiro. A lei prevê de dois a cinco anos de cadeia, porém caso haja um acidente com mortes, o responsável pode ser condenado a até 12 anos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s