Primeira operação da Emirates SkyCargo em Petrolina é realizada

EMIRATES B777F A6-EFG

É a primeira vez que uma aeronave da empresa dos Emirados Árabes Unidos toca o solo pernambucano, em especial o de Petrolina, no nordeste apenas Salvador recebeu uma aeronave da Emirates, até então, em uma operação também de carga (importação) no ano de 2012.

Petrolina, conhecida mundialmente pela fruticultura irrigada e forte potencial exportador, tendo como carro-chefe a manga e uva, acostumada à operações semanais do Boeing 747 da Cargolux, recebeu a ilustre visita do Boeing 777F da Emirates SkyCargo. A operação desta madrugada não foi diferente das demais operações semanais já realizadas com o Cargolux, ou seja, foi baseada 100% na exportação de manga para o mercado internacional. Ao todo foram embarcados no Boeing 777F, em fretamento exclusivo, cerca de 104 toneladas da fruta, a capacidade máxima da aeronave.

O voo realizou a rota DAKAR-PETROLINA-DAKAR, pousando em Petrolina exatamente as 23h09min do dia 16/11, 8 horas após o horário primeiramente programado e decolado as 04h22min do dia 17/11, ambos horários locais. A expectativa inicial é que venham novos fretamentos e operações deste porte no Aeroporto de Petrolina para a Emirates SkyCargo, agregando valor não só às operações internas do aeroporto, mas também às frutas enviadas para novos mercados, sendo recebidas por novos consumidores que até então não tinham conhecimento dos produtos do Vale do São Francisco e de seu forte poder de exportação.

Estas, além de outras operações cargueiras, só foram realizadas devido à estrutura encontrada no Aeroporto Senador Nilo Coelho – Petrolina, que conta com uma pista de 3.250m de comprimento por 45m de largura, entre as duas maiores do Nordeste, além de um Terminal de Cargas, totalmente preparado para atender a demanda de exportação de frutas da região, com seis câmaras frigoríficas, com capacidade de armazenamento de 17 mil caixas cada uma, e dois túneis de resfriamento. Inaugurado em 1981, além de Petrolina, o novo aeroporto serve às cidades de Juazeiro, Casa Nova, Senhor do Bonfim e pequenos municípios da Bahia, Lagoa Grande, Salgueiro, Cabrobó e pequenos municípios em Pernambuco.

Segundo dados levantados pela “TV Grande Rio”, afiliada Rede Globo em Petrolina-PE, no ano de 2014, cerca de 30 mil toneladas de toda a produção colhida na região do Vale do São Francisco tem como destino o mercado internacional, mas somente 10% do que é exportado segue por meio de transporte aéreo, mostrando ai o grande potencial ainda à ser explorado.


A Emirates SkyCargo, uma subsidiária da Emirates Group, é uma empresa de transporte aéreo de carga com sede em Dubai, Emirados Árabes Unidos. Iniciou suas operações em outubro de 1985, como uma divisão da Emirates Airlines. A empresa opera voos dedicados a carga para 35 destinos em 15 países a partir do Aeroporto Internacional Al Maktoum e através das rotas da Emirates Airlines.

Anúncios

Uma ideia sobre “Primeira operação da Emirates SkyCargo em Petrolina é realizada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s