Azul inicia seus voos entre Recife e Petrolina! #FLIGHTREPORT

Primeiro voo da Azul Linhas Aéreas entre Recife e Petrolina aconteceu nessa última segunda-feira, dia 14/12/2015, o voo foi operado pela aeronave ATR72-600 com capacidade para 70 passageiros.

Agora a população pernambucana tem mais uma opção de ligação entre o Vale do São Francisco e a capital do Estado. A Azul deu início a seus voos ligando Recife à Petrolina e volta. O PNZSpotter embarcou no voo inaugural e trazemos para você a experiência de voar na Azul Linhas Aéreas.


FLIGHT REPORT

Para este primeiro voo foi escalado o ATR72-600 matricula PR-AKC que decolou do Aeroporto Internacional do Recife às 12h44min e pousou no Aeroporto Senador Nilo Coelho em Petrolina às 14h19min, tendo todo o voo uma duração de 1 hora e 35 minutos.

ATR72-600 PR-AKCEm Petrolina, a aeronave foi recebida com o famoso “Water Salute”, mais conhecido no Brasil como Batismo do novo voo, proporcionando um momento de alegria à todos presentes e, é claro, belas fotos como vocês podem ver logo abaixo no nosso álbum.Cartão de embarque virtual

Fizemos o Check-in on-line utilizando o aplicativo da própria CIA Aérea, muito útil, evita filas e papeis nas mãos, no próprio aplicativo é possível emitir o Cartão de Embarque digital onde nele constam todas as informações úteis para seu voo como horário de início e portão do embarque, seu assento na aeronave, além de um código digital que é utilizado ao entrar na Sala de Embarque do Aeroporto.

Feito o check-in e passando pela inspeção, estamos na Sala de Embarque do Aeroporto de Petrolina. A Sala de Embarque de Petrolina recebeu em 2013 uma ampliação de 307,78 m² para 788,36 m², resultando em um espaço bastante aconchegante e livre de apertos para quem utiliza daquela sala. O ambiente também possui diversas torres de energia dispostas entre as fileiras de cadeiras à disposição dos passageiros.

Sala de embarque do SBPL

O inicio do embarque de fato, ou seja, entrada na área restrita e caminho à aeronave se deu às 15h35min, sem filas longas, sem demora e sem stress, até pela quantidade de passageiros que a aeronave leva, 70, não tivemos nenhum problema. No caminho até a aeronave aproveitamos para fazer algumas fotos.

ATR72-600 PR-AKC ATR72-600 PR-AKC

Nossa poltrona era a 2D, o ATR72-600 da Azul tem a disposição de 4 poltronas por fileira sendo 2 para o lado esquerdo da aeronave e 2 para o lado direito e no meio o corredor. O espaço entre poltronas é bastante confortável, tenho 1,73m de altura e não encostei os joelhos na poltrona da frente.

ATR72-600 PR-AKC

Às 15:51 demos inicio ao taxi até a cabeceira 13 do SBPL para decolagem. O ATR me pareceu ser bem ágil tanto no inicio do taxi quanto na chegada ao ponto de inicio da decolagem , foi bem rápido e bem tranqüilo. ATR72-600 PR-AKC
Às 15h55min decolamos, a subida foi bastante tranquila, sem incômodos, talvez proporcionada pela grande pista do Senador Nilo Coelho que atualmente conta com 3.250 metros de extensão por 45 metros de largura. O ATR PR-AKC usou pouca pista para poder sair do solo, o vídeo da decolagem você pode ver abaixo.

30 minutos mais tarde aATR72-600 PR-AKC tripulação da cabine de passageiros composta por duas pessoas deu inicio ao serviço de bordo, acabei escolhendo um suco de pêssego e uma batata fritas, ambos bem gostosos (no voo de retorno escolhi biscoito de polvilho, também muito bom).

A tripulação foi bem simpática e me permitiu ficar à vontade para fotografar o interior da aeronave, com isso acabei fotografando o encaixe das poltronas ao chão da aeronave, que por conta da facilidade na retirada dessas a Azul a utiliza para fazer transporte de cargas em alguns trechos de sua malha, entre eles RECIFE a FERNANDO DE NORONHA. A retirada das poltronas dura em torno de 30 minutos, deixando a cabine de passageiros livre, sem assentos, disponível para a acomodação de cargas.

ATR72-600 PR-AKC

CURIOSIDADE: As aeronaves que a Azul utiliza para transporte de cargas além do transporte de passageiros são as matriculas: PR-AKB, PR-AKC, PR-AKD e PR-AKF.

Para este primeiro voo foram pouco mais da metade da capacidade da aeronave, que é de 70 passageiros. Já no segundo dia de operações durante o voo RECIFE à PETROLINA tive a sensação de ocupação acima de 80%, foi bem cheio.

ATR72-600 PR-AKC

Viemos no nível de voo de 21.000 pés acima do nível do mar e por volta das 17h08min demos inicio à descida para pouso no Aeroporto do Recife. Tocamos o solo às 17h26min, utilizamos toda a extensão da pista do SBRF, livrando na Taxiway “Charlie”, última taxiway à esquerda da pista 18 e estacionamos nas posições remotas, locais onde a poucos anos ficavam as sucatas das aeronaves da antiga VASP.

ATR72-600 PR-AKC

Abaixo demais fotos deste voo inaugural:

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