Guia do Spotter

A prática do plane spotting é ainda no Brasil, uma atividade não tão bem reconhecida pelas administradoras aeroportuárias, porém este cenário poderá mudar em alguns anos com a popularização deste hobbie através do fascínio e encanto que a aviação proporciona à crianças e adultos.

Cada vez mais pessoas vão adquirindo paixão, encanto e admiração pela aviação, onde muitos sonham em se tornarem comandantes, comissários ou algo ligado as atividades aeroportuárias, mas também existem aqueles que já possuem suas profissões bem definidas, mas não deixam de lado a paixão pela aviação. É dai que surge o hobbie de Spotter de Aviação.

É uma mescla de pessoas que possuem esses sonhos e paixões e “alimentam” isto através de fotos, vídeos, anotações, ou até mesmo um simples olhar para a movimentação das aeronaves chegando e partindo.

O PNZ SPOTTER montou um “Guia do Spotter” para que você possa praticar de forma segura e sem riscos o hobbie no SBPL, lembrando que “a principal regra do planespotting é sempre respeitar as normas de conduta e segurança aeroportuária, o que permite que o hobby seja praticado sem que ofereça nenhum tipo de risco à segurança operacional.” – SpotterManaus.

O que levar?

Se você está começando agora no mundo do spotter, prepare-se para ficar horas ao sol, prepare-se para sentir fome sem poder sair do lugar em determinadas ocasiões, prepare-se para uma eventual descarga da bateria/pilha da sua câmera, prepare-se para casos onde seu celular irá descarregar, entre outras situações, ou seja:

  • Leve filtro solar, boné, sombrinha ou algo que te proteja do sol.
  • Bolachas, biscoitos, barras de cereais e garrafas de água(se hidrate).
  • Pilhas e baterias reservas para a sua câmera são sempre bem vindas.
  • Leve um celular reserva, de preferência sem muito valor, o suficiente para você poder se comunicar caso o outro venha a descarregar, porém, evite o descarregamento da bateria do primeiro desativando os “Dados Móveis”(3G e 4G) de seu aparelho e também desative a Wifi.

Leve tudo isto em uma bolsa, de preferência do tipo mochila de costas, evitando que suas mãos fiquem ocupadas para outras atividades.

Onde ficar?

Nos arredores do Aeroporto Senador Nilo Coelho, podemos encontrar alguns pontos ótimos para a prática de spotting, porém, como estão localizadas fora da área do SBPL, é bom tomar cuidado com a sua segurança e a segurança de seu equipamento. Vamos aos pontos, segue o mapa:

01 copiarPonto A: Fica na estrada que percorre paralelamente o canal de irrigação dos “Projetos”. É um excelente ponto e de frente para a RWY31, principalmente para pegar as decolagens. CUIDADO: É uma área que não é muito comum passar pessoas com muita frequência, por tanto, fique atento à qualquer movimento estranho, evite ficar ostentando seu equipamento, só retire no momento que você achar necessário e que dê tempo de configurá-lo para registrar a fotografia.
Fotos deste ponto:


02 copiar

Ponto B: BR235, logo após o Restaurante Panela de Barro, quase próximo ao “retorno”. Ótimo local para registrar os aviões inclinados na decolagem, mas não dá para ver a pista, você vai conseguir registrar somente a lateral da aeronave com uma inclinação bem interessante.


03 copiarPonto C: Na sacada do prédio, 1º andar. Dentro do aeroporto, local com sombra, ar-condicionado, bebedouro com água gelada, porém há de se fazer algumas ressalvas. Desde a última reforma, em especial na sala de Desembarque, o pátio do terminal de cargas ficou praticamente inviável de poder fotografar, pois o teto fica exatamente na frente da posição onde param as aeronaves cargueiras. Além disso, em horários de voos comerciais, caso você não chegue cedo, é bem provável que você não consiga um bom local para registrar as aeronaves no pátio. Além disso, a noite, caso você não coloque sua lente rente ao vidro da sacada, sua foto aparecerá somente os reflexos da iluminação da sala. Portanto, chegue cedo e somente de dia.


04Ponto D: Seguindo a BR235 sentido Casa Nova-BA, a direita a cerca de 2KM, possui uma entrada e um portão. Não ultrapasse esse portão, é uma propriedade particular. Antes do portão é uma área pública e um bom lugar para praticar spotting, pois é justamente próximo a RWY13, pegando os pousos que comumente são por esta cabeceira.

Anúncios